20 de out. de 2011
Escolhas: quem disse que será fácil?
Todo dia, quando volto para casa, assim que desço no ponto de ônibus, tenho duas opções de caminho. Uma delas, tem 300 metros de distância, mas no caminho tem uma subida com uma inclinação cansativa. Na outra opção, são 400 metros, sem nenhuma subida. Ambas me levam para o mesmo lugar, o que muda são as paisagens e as experiências. É claro que, por viver em uma grande cidade, a primeira coisa que me vem à mente é: em qual caminho terei a menor probabilidade de encontrar um assaltante? (infelizmente esse é o pensamento).
A vida é feita de escolhas. Cada uma delas implica, diretamente, em decidir deixar várias outras oportunidades de lado. Uma hora ou outra você terá que dizer se prefere seguir o caminho de 300 ou o de 400 metros. O medo, é claro, são as pedras no caminho – os assaltantes. Mas, cá entre nós, ninguém sabe as consequências reais de uma escolha. É óbvio que, em um dos caminhos, que é mais iluminado, tenho menores chances de ser abordado com um: “moleque passa a carteira e o MP3”. Mas nada garante que no caminho mais claro não haverá uma emboscada.
Toda vez que saio do ônibus penso: qual caminho seguirei? Absolutamente todos os dias isso passa pela minha cabeça. Sigo a minha intuição. Se algo me diz que devo subir e virar a esquerda, faço esse caminho. Caso ouça algo dentro de mim dizendo: “vá em frente e vire à direita”, decido por esse.
Todos nós temos um repertório de experiências, vivências e coisas que aprendemos pela vida. E é justamente isso que nos ajuda na hora de decidir qual escolha fazer – podemos recorrer a pessoas conhecidas (que tenham seus repertórios) que podem nos ajudar. Se sabemos os limites do rio que queremos navegar – isto é: nossos valores, nosso objetivos e desejos – fica muito mais fácil escolher. Não que as escolhas sejam fáceis – elas doem, afinal estamos deixando para trás milhões de outras oportunidades. Mas a vida é assim: uma só. Não adianta querer abraçar o mundo: ou um caminho ou o outro. O que vale é viver a experiência de cada escolha e seguir em frente.
Fonte: Aqui
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Adoreiii Trabalhar esse conteúdo, Aprendii muito com as esplicações do Prof;
ResponderExcluirJoyce Rodrigues